O que é o Saquê?
O Saquê é a tão famosa e milenar bebida alcoólica feita com fermentado de arroz. É uma bebida muito apreciada pela sutileza de seu sabor, sendo uma das características que define a qualidade do saquê a porcentagem de polimento que recebe o arroz.
O saquê mais nobre, é aquele feito com grãos tão polidos, ao ponto de toda a proteína sair e ficar apenas o amido, esta porcentagem fica entre 50 e 75%. Outras características diferenciam os tipos de saquê, como por exemplo, o tipo do arroz, a adição de álcool destilado após a fermentação do arroz, e os critérios durante a filtragem e o envelhecimento.
O saquê mirin é próprio para uso culinário, sendo indicado para a maioria dos pratos japoneses, ele é fundamental e praticamente insubstituível em vários pratos. Se difere dos outros tipos de saquê, pelo tipo de fermentação que do mirin é feita com malte de arroz, criando um produto final rico em açúcar em sua composição, conferindo um sabor forte e levemente adocicado. Com um sabor forte e levemente adocicado, e textura de licor, o saquê mirin é indicado tanto para temperar grelhados e cozidos, muitas vezes é chamado de vinho de arroz, por conter de 40 a 50% de açucar.
Estes na foto são saquês secos, que também são utilizados para a composição do molho su para dar o sabor mais agridoce/alcoólico do shari. Tem teor alcoólico em cerca de 14% sendo geralmente uma composição de Fermentado alcoólico de arroz, açucar e alcool etílico potável.
Na minha humilde opinião o saquê não pode faltar no preparo do molho su, pra quem não sabe a receita, estarei postando logo acima.
Comentários
Postar um comentário